Ginseng

Nome científico: 
Panax ginseng C. A. Mey.
Família: 
Araliaceae
Sinonímia científica: 
Aralia ginseng (C.A.Mey.) Baill.
Partes usadas: 
Raiz.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Proteínas, carboidratos, ginsenosideos, óleos essenciais, sesquiterpenos, polissacarídeos, peptidioglicanos, ácidos graxos, compostos fenólicos, vitaminas.
Propriedade terapêutica: 
Alterativa, carminativa, emoliente, emética, expectorante, estimulante e tônica.
Indicação terapêutica: 
Melhorar a concentração, resistência física, humor, estresse, memória; diabetes, impotência, ejaculação precoce, câncer, anemia, gastrite, tontura, dor de cabeça etc.

Origem, distribuição
Nativa da China e Coréia do Norte.

Descrição
Ginseng é uma erva aromática com um pequeno caule associada a uma raiz carnuda. Esse sistema de raízes consiste de uma raiz primária que se ramifica em algumas raízes adventícias desenvolvidas do rizoma. As raizes têm cor amarelo-acinzentado, após a secagem e pulverização originam pó amarelo-claro com odor característico, adocicado e amargo ao final. Exibe abundantes cristais de oxalato de cálcio quando observados ao microscópio. As flores são cor-de-rosa com cinco pétalas. Frutos são pequenos e vermelhos quando maduros [3,5].

Seis ou sete tipos de ginseng são conhecidos em todo o mundo, os mais comuns são:

  • Ginseng asiático (Panax ginseng) cultivado na Coréia e no Nordeste da Ásia
  • Ginseng americano (Panax quinquefolium L.) cultivado nos EUA e Canadá
  • Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosis) cultivado na China

A raiz de ginseng asiático tem formato que se assemelha ao corpo humano (foto). Para distinguí-lo de outros ginsengs, Panax ginseng é referido como Goryeo ginseng [6].

Uso popular e medicinal
Ginseng tem um histórico de uso de mais de 5.000 anos. É um dos mais conceituados medicamentos fitoterápicos no Oriente, onde ganhou reputação de "mágicoou "elixir da longa vida" por ser capaz de promover a saúde, revigorar o corpo e prolongar a vida.

A raiz é adaptógena, alterativa, carminativa, emoliente, emética, expectorante, estimulante e tônica. Tanto estimula quando relaxa o sistema nervoso, estimula a secreção de hormônios, melhora a resistência, reduz os níveis de açúcar e de colesterol no sangue e aumenta a resistência à doença. 

É usado internamente no tratamento de debilidade associada com a idade ou doença de idade, falta de apetite, insônia, estresse, choque e doença crônica [2].

Ginseng é utilizado para melhorar a eficiência do pensamento, a concentração, a resistência física, tônico geral para melhorar o humor, depressão, ansiedade, síndrome de fadiga crônica (CFS), para estimular o sistema imunológico contra fibrose cística (infecções causadas por bactérias conhecidas por pseudomonas).

Algumas pessoas usam Panax ginseng para câncer de mama, ovário, fígado, pulmão e pele.

Existem relatos de que é utilizada para a anemia, diabetes, inflamação da mucosa do estômago (gastrite), febre, ressaca e asma.

Por via oral é indicada para tratar sangramento, perda de apetite, vômitos, problemas intestinais, fibromialgia, insônia, dor neuropática, dor nas articulações, tonturas, dores de cabeça, convulsões, distúrbios da gravidez e do parto, ondas de calor devido à menopausa e retardar o processo de envelhecimento.

É considerado possivelmente eficaz para:

  • Pensamento e memória. Tomar ginseng por via oral pode melhorar a habilidade de pensamento abstrato e fazer cálculos mentais. Isolado, parece não ter esse efeito, mas há alguma evidência de que uma combinação com extrato da folha de Ginkgo biloba melhora a memória em pessoas saudáveis entre 36 e 66 anos.
  • Diabetes. Há alguma evidência de que ginseng pode diminuir o açúcar no sangue em jejum em pessoas com diabetes tipo 2.
  • Impotência masculina (disfunção erétil, ED). Tomar Panax ginseng por via oral parece melhorar a função sexual em homens com disfunção erétil.
  • Ejaculação precoce. Aplicar um creme contendo ginseng e outros ingredientes diretamente na pele do pênis.

Ginseng contém muitas substâncias ativas. Acredita-se que as mais importantes sejam os ginsenosídeos. Pesquisadores atribuem ao ginseng a propriedade de produzir uma sensação de bem estar por afetar diferentes sistemas do corpo humano [1].

Outros componentes: proteínas, carboidratos, saponinas triterpênicas (ginsenosideos), óleos essenciais contendo poliacetilenos e sesquiterpenos, polissacarídeos, peptidioglicanos, compostos contendo nitrogênio, ácidos graxos, compostos fenólicos, vitaminas.

A Organização Mundial da Saúde reconhece a atividade profilática e restauradora do ginseng. Foram apresentadas evidências de que os ginsenosídeos ampliam o fornecimento de energia durante o exercício prolongado, por aumentarem a capacidade do músculo esquelético em oxidar ácidos graxos. Foi constatado que o ginseng inibe a lipoperoxidação, impedindo assim a formação de radicais livres [3].

Panax ginseng é conhecido como um adaptógeno (substância que aumenta a capacidade de resistência ao estresse físico e psíquico), estimula estados deficientes, exerce uma ação de equilíbrio e não é tóxica. O efeito do ginseng na melhora do desempenho mental ou físico ou na contenção da fadiga foi comprovado primeiramente em animais [4].

 Cuidado
Ginseng não é normalmente prescrito para mulheres grávidas ou pacientes com idade inferior a 40 anos, pessoas com depressão, ansiedade aguda ou doença inflamatória aguda [2].

 Referências

  1. US National Library of Medicine (Medline Plus, 2015): American ginseng - Acesso em 22/2/2015
  2. Plants for a Future: Panax ginseng - C.A.Mey - Acesso em 22/2/2015
  3. Cadernos de Saúde Pública (2007): Análise comparativa de embalagens secundárias e bulas de medicamentos contendo Panax ginseng C. A. Meyer - Acesso em 22/2/2015
  4. Food Science and Technology (Campinas, 2010): Adição de extratos de Ginkgo biloba e Panax ginseng em néctares mistos de frutas tropicais - Acesso em 22/2/2015
  5. Ebah: Monografia Panax ginseng gnosia - Acesso em 22/2/2015
  6. Korea: Goryeo ginseng - Acesso em 22/2/2015
  7. Imagem: Adaptogens: Ginseng - Panax ginseng C. A. Meyer - Acesso em 22/2/2015
  8. The Plant List: Panax ginseng - Acesso em 22/2/2015
GOOGLE IMAGES de Panax ginseng - Acesso em 22/2/2015