Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://mail.ppmac.org)

Início > Semente germina após 2.000 anos enterrada no deserto.

Semente germina após 2.000 anos enterrada no deserto. [1]

Enviado por Sergio Sigrist em dom, 13/11/2016 - 4:27pm

Escavações arqueológicas realizadas em 1963, onde atualmente é o Estado de Israel, encontraram sementes de tamareira com idade aproximada entre 2.110 e 1.995 anos. 

Desde a Idade Média a região passou por sucessivas guerras e longos períodos de seca, perdendo a capacidade produtiva. Muitos acreditavam que nenhuma espécie sobreviveria a tais condições. Mas o clima quente e seco do deserto foi considerado favorável para a preservação das sementes, mantendo intacta a sua capacidade germinativa.

Várias sementes foram guardadas para pesquisa e uma delas foi plantada em 2007, germinando depois de 8 semanas, transformando-se em uma planta igual às atuais tamareiras. Foi apelidada Matusalém em alusão ao personagem bíblico que teria vivido por mais de 900 anos.

Anteriormente a esse achado, a semente mais antiga conhecida com capacidade de germinar foi a de uma flor-de-lotus com 1.300 anos de idade.

 Referência

  • FIGUEIRÓ, A. Biogeografia - Dinâmicas e transformações da natureza. Oficina de Textos, São Paulo (SP). 2015.
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas    
Blog    
Newsletter    
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://mail.ppmac.org/content/semente-germina-ap%C3%B3s-2000-anos-enterrada-no-deserto

Links
[1] https://mail.ppmac.org/content/semente-germina-ap%C3%B3s-2000-anos-enterrada-no-deserto