Bálsamo

Nome científico: 
Cotyledon orbiculata L.
Família: 
Crassulaceae
Sinonímia científica: 
Cotyledon orbiculata f. dinteri H.Jacobsen
Partes usadas: 
Folhas
Propriedade terapêutica: 
Vermífugo
Indicação terapêutica: 
Amaciar e remover calos duros e verrugas, furúnculos e inflamações de ouvido, dor de dente, epilepsia.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: pig's ear
  • Africano: plakkie, platjies, varkoorblare, varkoor, kouterie

Origem, distribuição
África do Sul. Estão espalhadas por todo o mundo, mas principalmente no hemisfério norte e sul da África.

Descrição
Crassulaceae é uma família de plantas herbáceas, raramente subarbustivas e geralmente suculentas, armazenam água nas folhas devido ao seu habitat ser tipicamente quente e seco, onde a água é escassa.

Como todas as plantas da família Crassulaceae (cactos, por exemplo), Cotyledon orbiculata  tem folhas grossas que podem variar do verde ao cinza, muitas vezes com uma linha vermelha em torno da margem.

Cotiledone orbiculata tem cinco variedades com base nas diferenças na folha e forma da flor, cuja variabilidade em tamanho e cor é influenciada pelo meio ambiente. Algumas formas cultivadas receberam nomes como "chifres de alce", "ondas de prata", "orelhas de porco".

O nome do gênero Cotiledone deriva do grego kotyledon, cujo significado é "em forma de copo vazio" devido às folhas de algumas espécies. O nome da espécie orbiculata vem da palavra em latim que significa "círculo redondo". As espécies denominadas "orelhas de porco"  (pig's ear, em inglês) são devidas à forma oval das folhas verde-cinza. 

Uso popular e medicinal
Trata-se de uma planta medicinal conhecida. A parte carnuda da folha é aplicada por muitos sul-africanos para amaciar e remover calos duros e verrugas. 

Povos da linguagem Sotho, também conhecida como Sesotho ou Sotho do Sul (língua bantu falada principalmente na África do Sul e no Lesoto), usam a folha seca como amuleto de proteção para crianças órfãs e como brinquedo. 

No distrito de Willowmore (AS), a folha aquecida é usada como cataplasma para furúnculos e inflamações, em particular as de ouvido.

Em seu trabalho, o pesquisador Van Wyk e colaboradores relatam que uma única folha é comida como um vermífugo e que o sumo aquecido pode ser utilizado como gotas para dor de dentes ou dor de ouvido. Relatam também que o sumo tem sido utilizado para tratar a epilepsia.

Outros usos
A planta tem rápido crescimento, é indicada para compor jardins de inverno, pois forma um arbusto baixo e adiciona cor ao ambiente. São plantas duras, requerem poucos cuidados e a propagação é simples, necessitando em alguns casos de uma única folha para obter um novo exemplar.

 Cuidado
As folhas contêm uma substância chamada cotyledontoxin que é tóxica para cães, carneiros, cabras, cavalos, gado e aves, causando uma enfermidade conhecida como cotyledonosis.

 Referências

  1. PlantZAfrica: Cotyledon orbiculata - Acesso em 10 de maio de 2015
  2. The Succulent Plant Page: Cotyledon - Acesso em 10 de maio de 2015
  3. Wikipedia: Crassulaceae - Acesso em 10 de maio de 2015
  4. Wikipedia: Cotyledon orbiculata - Acesso em 10 de maio de 2015
  5. The Plant List: Cotyledon orbiculata - Acesso em 10 de maio de 2015

GOOGLE IMAGES de Cotyledon orbiculata - Acesso em 10 de maio de 2015